ESG_3.png

O que é ESG

 

Inicialmente é uma sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, de maneira geral, podemos dizer que ESG é um conjunto de boas práticas voltadas à construção de soluções voltadas à governança do meio ambiente e da sociedade, sendo também capaz de avaliar os impactos que uma organização impõe sobre esses fatores através da sua atuação de mercado. 

 

Nas últimas duas décadas, e, principalmente, nos últimos dois anos em que se instalou a pandemia da Covid-19 no mundo, uma das maiores preocupações da sociedade estava inserido no contexto do ESG, ao que se refere na construção de soluções inovadoras para o tratamento de doenças considerando os impactos ambientais e sociais desses produtos e serviços.

 

Quando pensamos em ESG, podemos associá-lo tanto à sua referência enquanto métrica do modelo operacional de uma empresa, como também pode ser colocado como parâmetro para o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras.

A algum tempo atrás, o processo de gestão de uma empresa tinha apenas um objetivo: gerar lucro para os seus acionistas a partir de uma cadeia produtiva. Nesse contexto, pouco importava os impactos gerados ao ambiente e à sociedade em que estavam inseridos, e como consequência, existiam uma série de problemas trabalhistas e os impactos no ecossistema do planeta são colhidos até os dias de hoje. 

 

Devido à grande quantidade de problemas gerados, muitos estudos foram desenvolvidos para entender como as empresas em seus processos de atuação podem contribuir para a manutenção da sustentabilidade e para a formação de uma sociedade mais justa para todos. Assim, surgiu o ESG.

 

A gestão ESG tornou-se crítica para os negócios.

Antes puramente um termo de serviços financeiros, ESG agora é usado rotineiramente em salas de diretoria como o descritor coletivo útil para a gama de aspectos relacionados a como uma empresa interage com a sociedade e o meio ambiente.

 

Ele abrange mudanças climáticas e sustentabilidade mais ampla, conformidade ambiental e gerenciamento de responsabilidades, saúde, segurança e bem-estar, diversidade e inclusão, desenvolvimento e retenção de funcionários, bem-estar do cliente, relações com a comunidade e ética e governança nos negócios, entre outros.

 

Crucialmente, agora é entendido que tanto como riscos quanto oportunidades, os fatores ESG são fundamentais para o sucesso comercial de longo prazo. A gestão da Governança Social Ambiental tornou-se crítica para os negócios.

 

No entanto, embora o ESG esteja agora em uso comercial comum, o investimento e o acesso ao capital muitas vezes ainda impulsionam e definem a forma de ações tomadas. Desde gestores de fundos de pensão que buscam obter novos mandatos, passando por gestores de ativos que ajudam a investir esse capital, até empresas públicas ou privadas que oferecem oportunidades de investimento – são necessárias ações para demonstrar que os riscos e oportunidades ESG estão sendo gerenciados.

Comitê_ESG.png

A Guaruquality, assessora organizações em todos os setores e geografias com ESG. Orientamos os clientes desde a compreensão inicial de seus pontos fortes e fracos atuais, até o desenvolvimento e implementação de estratégias e soluções para melhorar e solidificar o desempenho sustentável.

 

  • Avaliação ESG – Compreender os pontos fortes, a maturidade e as áreas ESG atuais de uma empresa para melhorar e comparar com os concorrentes;

 

  • Avaliação de Materialidade – Identificando tópicos ESG prioritários e expectativas das partes interessadas e o potencial de criação de valor;

 

  • Estratégias ESG – Desenvolver uma estratégia ESG alinhada à missão e propósito da empresa, fornecendo recomendações para melhorar o desempenho ESG e delineando um roteiro para implementação;

 

  • Implementação e comunicações – Apoiar a implementação do roteiro, incluindo coleta de dados, desenvolvimento de métodos, comunicação e treinamento;

 

  • Divulgação contra estruturas – Alinhamento com novos requisitos legais, como a taxonomia da UE, bem como CDP, ECOVADIS, SASB, TCFD e GRI.
  • Análise de Riscos e Oportunidades 
  • Estratégias de Mudança Climática
  • Implementação do Sistema de Gestão EHS
  • Comunicação ESG
  • Relatórios de dados ESG
  • Devida Diligência ESG, Triagem e Revisões
  • Verificação de saúde ESG
  • Estratégias de Melhoria ESG

 

  • Lançamento da Estratégia de Melhoria ESG
  • Política ESG e Desenvolvimento Estratégico
  • Implementação de Política e Estratégia ESG
  • Avaliação ESG da Cadeia de Suprimentos
  • Avaliações de Due Diligence de M&A
  • Avaliações de materialidade
  • Devida Diligência da Cadeia de Suprimentos
ODS.png

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ou Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável) são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: "Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", que depois foi encurtado para Agenda 2030.

 

As metas são amplas e interdependentes, mas cada uma tem uma lista separada de metas a serem alcançadas. Atingir todos os 169 alvos indicaria a realização de todos os 17 objetivos. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fomesaúdeeducaçãoaquecimento globaligualdade de gêneroáguasaneamentoenergiaurbanizaçãomeio ambiente e justiça social.

E o que isso tem a ver com ESG?

 

Como parte da integração dos ODS aos objetivos corporativos, há o estabelecimento de metas, métricas de desempenho, reformulação de vários processos de negócios e relatórios anuais de desempenho que precisam ser repassados para os investidores. Dessa forma, o alinhamento com os ODS pode contribuir para o fornecimento de informações e padrões consistentes das estratégias ESG, o que anima muito os investidores, uma vez que desempenhos melhores nos parâmetros ESG têm sido relacionados com boa performance de crescimento e lucratividade das empresas.

 

A comunicação desses resultados permite, a longo prazo, maior geração de valor para a empresa, pois progressivamente os consumidores buscam por empresas com soluções alinhadas com o enfrentamento dos desafios sociais e ambientais, além disso, as equipes e colaboradores se sentem mais engajados ao trabalharem em uma organização estimulada pelo crescimento com propósito e passam a usar os recursos disponíveis de forma mais eficiente e produtiva. 

Pacto-Global_ONU.png

O que é o Pacto Global da ONU?

 

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Porque integrar o Pacto Global?

 

Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazem competitividade e longevidade aos negócios. O relatório Better Business, Better World aponta US$ 12 trilhões em oportunidades de negócios até 2030, apenas em quatro setores - alimentos e agricultura, energia e materiais, saúde e bem-estar e cidades. A conquista dos ODS pode criar 380 milhões de novos postos de trabalho até 2030. 

 

Além disso, precisamos de novas maneiras de se fazer negócios. Neste ano, vimos que apenas o foco em crescimento econômico não basta, até porque não há como negócios prosperarem em sociedades falidas.

 

Ao submeter uma adesão ao Pacto Global da ONU, a organização se compromete em: Apoiar os Dez Princípios da iniciativa; Submeter um reporte periódico em que mostra como sua organização evoluiu em relação aos Dez Princípios e aos ODS.

 

A Guaruquality, assessora organizações no processo de adesão ao Pacto Global, na elaboração das estratégias e implementação das boas práticas, que visam evidenciar o apoio corporativo continuo aos Dez Principios e aos ODS, bem como na elaboração do reporte anual das organizações junto ao Pacto Global.

Movimentos_Pacto_Global_2.png

Movimentos.

 

Os Movimentos são um chamado do Pacto Global da ONU no Brasil às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas e assumindo compromissos públicos.

 

A Guaruquality, assessora organizações no processo de promoção das ações relacionadas aos movimentos, auxiliando no estabelecimento das metas e no reporte dos resultados, junto as plataformas de ação.

 

saiba mais sobre os movimentos em: 

https://www.pactoglobal.org.br/movimentos